25/09/2021 até 31/10/2021
Telefone: (11) 98157-4424
mostracinemasdobrasil@gmail.com
Descrição
Importantes espaços exibidores do país já demonstraram interesse em receber a programação da Mostra Cinemas do Brasil como a Cinemateca do MAM no Rio de Janeiro, que realizará a mostra em Dezembro deste ano. Inscreva também seu espaço exibidor e contribua para a retomada da exibição cinematográfica no país.
Em continuidade às edições anteriores, a autêntica Mostra Cinemas do Brasil, em sua terceira edição, apresentará em 2021 um panorama de filmes que buscam homenagear os cinemas de rua do país, propondo uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em sua maioria, antes mesmo da pandemia, encontravam-se de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.
Na primeira edição do projeto, realizada no ano de 2019, a Mostra exibiu 23 filmes em 42 cidades brasileiras; em Tel Aviv, Israel, no Centro cultural brasileiro; e na televisão através da TVE Bahia. A segunda edição foi realizada no ano de 2020, já em formato on-line e exibiu 46 obras sobre cinemas de rua do país. Um recorte desta edição foi exibido também na TVE Bahia e no formato Drive-In, em parceria com o Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe. A terceira edição, será realizada durante todo o mês de outubro de 2021, em formato virtual, através do site da mostra (https://www.mostracinemasdobrasil.com.br/) e nas TVs públicas de Sergipe (TV Aperipê) e Bahia (TVE Bahia). As exibições presenciais da 3ª Mostra Cinemas do Brasil, deverão ocorrer obrigatoriamente até o fim de 2021, preferencialmente no mês de OUTUBRO.
Em uma tentativa de expandir a mostra para outras cidades e acompanhar a reabertura desses espaços gradativamente, gostaria de convidá-los a receber a programação da 3ª Mostra Cinemas do Brasil em sua cidade. Nesta edição, o projeto conta com trinta e um filmes em sua programação, distribuídos em oito sessões de aproximadamente noventa minutos de duração cada, podendo ser feita mais de uma sessão por dia.
A programação de filmes da Mostra Cinemas do Brasil está disponível no site da Mostra mostracinemasdobrasil.com.br. Desde já agradeço, aos colegas que farão essa parceria que reforça e fortalece, ainda mais, a grande rede cultural que desenvolve ações cineclubistas no Brasil.
Os interessados em exibir a programação da Mostra Cinemas do Brasil em seus espaços físicos ou em TVS públicas brasileiras, deverão demonstrar interesse exclusivamente através do formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu9FGTTlZQC2nMv80DaFQ7g937_6nA5X3HUOj18XsBi1XX4w/viewform
Aos espaços que ainda não estão em funcionamento, segue abaixo link do release contendo a lista de filmes selecionados para esta edição que será também online. Se puderem ajudar na divulgação será grandioso para o projeto.
https://docs.google.com/document/d/1jreUc0j-FUDy7dSqrDh9dDjztupNs63cvKM8X1M5Jzw/edit?usp=sharing
Quaisquer dúvidas, informações e solicitações em relação a Mostra Cinemas do Brasil, podem ser enviadas para o e-mail (mostracinemasdobrasil@gmail.com).
Histórico
A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada ‘Quando a sala de projeção vira personagem’ aconteceu de fevereiro a julho de 2019, em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país, com abertura no Cinema Olympia em Belém-PA, por sua importância histórica e por ser o mais antigo cinema de rua do país em funcionamento. A Mostra Cinemas do Brasil passou também pelo Cinema Rio Branco (Nazaré-BA), Sala Walter da Silveira (Salvador-BA), Cinema São Luiz (Fortaleza-CE), Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro-RJ), Cinemateca de Curitiba (Curitiba-PR), Cine Casarão (Manaus-AM), Cine Teatro São Joaquim (Goiás-GO), Cinema da Praça (Paraty-RJ), MIS Cine Santa Tereza (Belo Horizonte-MG), Cine Paiaguás (Ilha Solteira-SP), Cine Casulo (Seropédica-RJ), Cine Cultura (Palmas-TO), Cine Pireneus (Pirenópolis-GO),Cine Teatro Gomes Jardim (Guaíba-RS), Cinemateca Capitólio (Porto Alegre-RS), sendo essa última, realizada como programação em comemoração aos 247 anos de Porto Alegre-RS, também ao dia do cinema Gaúcho, e ao quarto aniversário da inauguração da Cinemateca Capitólio.
A Mostra Cinemas do Brasil - Quando a sala de projeção vira personagem teve exibições também na fachada do antigo Cine Rex (Teresina-PI), e foi exibida também em diversos cineclubes, escolas e universidades do Brasil, com destaque para o Cineclube Itinerante Artistas Cidadãos (Santo André-SP), Cineclube Silvio Tendler (Cataguases-MG), Popcine (Além Paraíba-MG), Estação da Cultura (Arcoverde-PE), Espaço Iauê (Poá-SP), Praça do CEU (Lages-SC), Casa das Artes (Novo Hamburgo-RS), Centro Cultural de Aracaju (Aracaju-SE), CEU das Artes (Navegantes-SC), Fundação Cultural Badesc (Florianópolis-SC), Ponto de Cultura Flor de Lótus (Itapagé-CE), Museu Nísia Floresta (Nísia Floresta-RN), Praça da Cidade (Nova Canaã-BA). Um recorte da Mostra Cinemas do Brasil foi exibido também na televisão através da TVE Bahia/IRDEB, onde esteve em cartaz por 5 semanas. Em Israel, a Mostra Cinemas do Brasil foi realizada em duas sessões no Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv.
A segunda edição do evento (No Mundo de 2020), aconteceu online no site da mostra exibindo 46 filmes e uma websérie e contou com exibições na TVE Bahia e sessões presenciais na cidade de Aracaju/SE no formato Drive In, através de parceria com o Curta-SE 20 - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.
A terceira edição será online a partir de outubro, com exibições nas TVS públicas de Pernambuco (TVPE) e de Sergipe (Aperipê TV).
O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. e é uma produção (Memorabilia Filmes). A curadoria foi realizada por Eudaldo Monção Jr, diretor dos filmes ‘Cine Rio Branco’, ‘Recordações de ontem’ e ‘Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia’ e por Priscila Urpia, curadora integrante do Coletivo #CineRuaPE, Cineclube CineRua e do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco.