<EUDALDO MONÇÃO JR. <EUDALDO MONÇÃO JR.

EUDALDO MONÇÃO JR.

Idade: 31 anos
Profissional da Arte
583
Seguir Ser fã
EUDALDO MONÇÃO JR.
101 visualizações
EUDALDO MONÇÃO JR.
140 visualizações

Atualizado em 16 de mai. de 24

I Festival Cinema na Faixa divulga programação completa

A coordenação do I Festival Cinema na Faixa, divulga a programação completa do evento que acontecerá na Faixa (Av. Chesf com a Rodovia João Bebe Água) em São Cristóvão/SE. O festival é uma realização Memorabilia Filmes, coordenado e produzido por Thaís Mendes e Eudaldo Monção Jr. O projeto está sendo viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, contemplado através do Edital nº 003/2023 de Chamamento Público para a Seleção de Projetos Audiovisuais promovido pela Prefeitura Municipal De São Cristóvão, por intermédio da FUMCTUR - Fundação Municipal De Cultura E Turismo “João Bebe Água”.


O I Festival Cinema na Faixa, será também uma importante janela de difusão audiovisual para novos realizadores do município, que buscarão o evento como incentivador de suas carreiras ao exibir, difundir e distribuir suas obras. Além da ampla programação de filmes, o evento proporcionará também vivências em audiovisual, através de oficinas, debates e encontro com realizadores. A Rede de proteção social do município se fará presente em ações paralelas ao evento, proporcionando serviços gratuitos à comunidade como corte de cabelo, aferimento de pressão e plantão psicológico.



Confira a programação completa


SEGUNDA - 27/05 


11H - UFS - Abertura Exposição Fotográfica - Terra Mãe de Sergipe - A exposição irá retratar o olhar dos moradores para a cidade a partir de técnicas de composição fotográfica. 


19H - ONLINE - Live Circo Social com Escola Pernambucana de Circo

A ação pretende desenvolver competências socioemocionais que proporcionam formação e para a vida. Proporcionando um link com sonhos possíveis, permitindo o público acreditar em outras realidades. 



TERÇA - 28/05 


19H - ONLINE - Lançamento de livro (Pássaro Nuvem) de Ionã Scarante.


O livro de poemas, conta com poemas publicados nas diversas coletâneas que ela participou e ou organizou, e por poemas inéditos escritos ao longo da vida . O livro convida o leitor a voar como um passarinho e a pensar a escrita poética também como lugar de cura. Os poemas estendem suas asas sobre nós, trazendo em seus versos memórias, saudades e todas as reinvenções que a vida nos convida a fazer.


Sobre a autora


Ionã Scarante é baiana da cidade de Nazaré, no Recôncavo, mãe de Maria Flor e Henrique. Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – campus Valença). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano). Membro dos coletivos Mulherio das Letras, Confraria Poética Feminina e Confraria de autoras Baianas de Literatura Infantojuvenil (Confralib). Foi organizadora e coautora de várias antologias poéticas. É autora do livro de poesias Pássaro-nuvem (2023) e do livro infantil Anjo de Barro (2022).




01 e 02 JUNHO - Realização do (I FESTIVAL CINEMA NA FAIXA)


SÁBADO - 01/06


09H - Oficina de Cinejornal - Oficina de produção de cinejornais com Dedinha Ramos


10H - Apresentação Musical (Banda Bahise) 


10H às 12H - (Toldo) Serviços comunitários (corte de cabelo, aferimento de pressão, plantão psicológico e educação em saúde bucal) - Serviços oferecidos em parceria com a rede de proteção social do município e Universidade Federal de Sergipe. Teste de acuidade visual e Daltonismo em parceria com o Lions Clube Universitário Aracaju.


14H - Oficina de Grafite - Oficina de arte visual com foco na confecção de painel artístico com Andreza Daniele Cintra (Deza).



15H - (Palhoça) - Lançamento do Livro - (Voe Mais Alto) de Osman Freitas


"Voe Mais Alto" é um guia inspirador de Osman Freitas, autor renomado. A obra desvenda os segredos do sucesso, convidando os leitores a uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. Por meio de textos cativantes, exemplos de sucesso e lições poderosas, FREITAS destaca a importância de metas claras, mentalidade positiva e habilidades essenciais. O livro encoraja a enfrentar medos, superar desafios e transformar fraquezas em pontos fortes. Com linguagem acessível, oferece insights sobre construir relacionamentos significativos, equilibrar vida pessoal e profissional, e encontrar propósito em cada empreendimento. "Voe Mais Alto" não é apenas uma leitura, mas um convite à autotransformação.


Osman Freitas é sociólogo, poeta, escritor baiano de origem, sergipano de coração há 25 anos. Obras publicadas pela Editora Clube de Autores: Linha Imaginária, O Peregrino, Compostela, sonho de quarentena, Olhar Rosa e Voe Mais Alto. Ex-presidente do Lions Clube Universitário de Aracaju e da Associação Sergipana de Peregrinos.



15H -  Lançamento do Livro de poesia (Apneia) de Vera Vilar


Vera Vilar é uma grande poeta sergipana, reconhecida dentro e fora do Brasil, prega a sua Palavra em tantos cantos dessa Terra Serigy, onde suas ideias se expressam. Nessa inevitável co-dependência do futuro, cada um contribui com o que sabe. A Eles lhes cabem a criação da arte, a nós, basta-nos apreciar.



17H - Mostra Infantil - Exibição de filmes para crianças - 1 h


  • CLANDESTINO, Dir. Baruch Blumberg Carvalho de Matos, Ficção, 24 min, 2017, Aracaju/SE
  • ASAS DE FOGO - Dir. Ricardo Silva de Araujo - Ficção, 4min, 2022, Bahia
  • TARDES NO ESCARAFUNCHA - Dir. Fernando Ferreira Garróz, Ficção, 12 min, 2022, Franca/SP
  • FLORES DA MACAMBIRA - Dir. Crianças e Adolescentes da Comunidade de Macambira, RN – Projeto Animação Ambiental, 9 min, 2023, Macambira/RN e Vitória/ES 
  • CONTOS MIRABOLANTES - Dir. Andrei Miralha e Petronio Medeiros, ficção, 09min, 2023, Ananindeua/PA.


18H - Mostra Tela Verde - Filmes sobre meio ambiente - 1 h 


  • PASSE NA FAIXA, Dir. Dedinha Ramos, Marilia Cristielle, Flaviane Vieira, 10 min, 2024, São Cristóvão/SE
  • FARINHADA, Dir. Manoela Veloso, 19 min, 2019, Ribeirópolis/SE
  • UMA AVENTURA NA CAATINGA, Dir. Laercio Filho, 12min, 2017, Aparecida/PB
  • UM SONHO DE LIBERDADE, Dir coletiva Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, 13 min, 2019, Guaçuí/ES


19H - Encontro de Realizadores - Momento de interação de realizadores com o público 


19h30 - Mostra São Cristóvão em Cena - Exibição de filmes produzidos na cidade ou por realizadores são-cristovenses. (45min)


  • ROMARIA DO SENHOR DOS PASSOS, Dir. Cleverton Macedo, 13 min, 2023


  • ABISTRATOS, Dir. Lucy Andrade e Ellen Karoline, 22min, 2023


  • SAPITO E A LAGOA, Dir. Henrique César, 3 min, 2014


  • TE VEJO DE NOVO, Dir. Letícia Silva, 6 min, 2024



DOMINGO - 02/06


10H - (Toldo) - Oficina de Criação de Cartazes - Oficina de Design para a produção de cartazes de cinema


14H - Oficina de Grafite - Oficina de arte visual com foco na confecção de painel artístico com Andreza Daniele Cintra (Deza)


15H - Reprodução dos podcasts produzidos na oficina de rádio


16H - Cozinha Show com Chef Mônica Valois (Palhoça) 


Cozinha regional com a Chef Mônica Valois, que irá apresentar o prato (Cuscuz recheado com carne de caju e queijo coalho). Serão apresentados os processos para fazer a carne de caju, o público acompanhará os modos de temperar a carne, além da montagem do prato.

A ação gastronômica e cultural terá foco em um dos pratos mais tradicionais da gastronomia nordestina: o cuscuz. Foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO em 2020. A origem do cuscuz é africana e chegou ao Brasil pelos portugueses no início da colonização. Fácil de encontrar no Nordeste, com preço acessível e muito prático de preparar. O cuscuz no Nordeste do Brasil está presente em várias refeições. Geralmente é feito no cuscuzeiro e pode ser servido com manteiga, leite, ovo, carne de sol, entre outras opções. Para inovar, vamos apresentar um acompanhamento que tem a cara do nosso estado: o caju. Em uma preparação suculenta e diferenciada, na versão salgada, apresentamos a carne de caju ao molho, perfeitamente combinada com uma farofa de cuscuz na manteiga.



17H - Mostra Direitos Humanos - 10 olhares sobre direitos humanos no mundo - 1h


  • O MURO É O MEIO, Dir. Eudaldo Monção Jr, Documentário, 15 min, 2014, São Cristóvão/SE
  • SINAL VERMELHO: A ARTE DE RUA PEDE PASSAGEM, Dir. Cariolando dos Santos, Documentário,  21 min, 2018, Aracaju/SE
  • NA DIREÇÃO DO SOM, Dir. Jonatan Gentil e Pedro Prado, Documentário, 15 min, 2013, Itajaí/SC 


18H - Mostra Acessível - Filmes com Janela de Libras e Audiodescrição - 1h 


  • CARRETÉIS - Dir. Eudaldo Monção Jr, Documentário, 17 min, 2018, Itabaianinha/SE  
  • CARNE - Dir. Camila Kater, Documentário, 12 min, 2020, Brasil/Espanha
  • PREFIRO QUE ME XINGUEM - Dir. Marcos Warschauer e Levi Guimarães Luiz, Documentário, 14 min, 2020, São Paulo/SP
  • OS ANJOS DO MEIO DA PRAÇA - Dir. Alê Camargo e Camila Carrossine, Animação, 11 min,  2010, São Paulo/SP


19H - Encontro de Realizadores - Momento de interação de realizadores com o público -  



19H30 - Mostra Sergipe em foco - A cinematografia sergipana contemporânea em cartaz nas margens da rodovia para quem quiser ver.  - (1h30min)


  • O MURO, Dir. Bruno Costa, 7 min, 2022.


  • ESPELHO, Dir. Luciana Oliveira, 18 min, 2022.


  • GERUZINHO, Dir. Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim, 14 min, 2022.


  • JAMAIS SEREI SEU PAI, Dir. Jhon Kennedy Mauricio e Manoel Calixto, 21 min, 2023.


  • A LIVE, Dir. Fellipe Paixão e  Ângelo Antônio, 15 min, 2023.


  • UM LONGA-METRAGEM SOBRE FERNANDO PESSOA, Dir. Brunno Branni, 8 min, 2023.


  • APPS DE RELACIONAMENTO: FEBRE OU FURADA?, Dir. Natally Janielle, 15 min, 2016.



21H - Cerimônia de premiação e entrega dos troféus e certificados


Acompanhe pelo instagram: https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/ & https://instagram.com/cinemanafaixa 


E pelo site do evento: 

https://memorabiliafilmes.wixsite.com/cinemanafaixa


memorabilia filmes cinema na faixa festival cinema na faixa
bookmark
myClappy
bookmark
myClappy
EUDALDO MONÇÃO JR.
140 visualizações

Atualizado em 16 de mai. de 24

I Festival Cinema na Faixa divulga programação completa

A coordenação do I Festival Cinema na Faixa, divulga a programação completa do evento que acontecerá na Faixa (Av. Chesf com a Rodovia João Bebe Água) em São Cristóvão/SE. O festival é uma realização Memorabilia Filmes, coordenado e produzido por Thaís Mendes e Eudaldo Monção Jr. O projeto está sendo viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, contemplado através do Edital nº 003/2023 de Chamamento Público para a Seleção de Projetos Audiovisuais promovido pela Prefeitura Municipal De São Cristóvão, por intermédio da FUMCTUR - Fundação Municipal De Cultura E Turismo “João Bebe Água”.


O I Festival Cinema na Faixa, será também uma importante janela de difusão audiovisual para novos realizadores do município, que buscarão o evento como incentivador de suas carreiras ao exibir, difundir e distribuir suas obras. Além da ampla programação de filmes, o evento proporcionará também vivências em audiovisual, através de oficinas, debates e encontro com realizadores. A Rede de proteção social do município se fará presente em ações paralelas ao evento, proporcionando serviços gratuitos à comunidade como corte de cabelo, aferimento de pressão e plantão psicológico.



Confira a programação completa


SEGUNDA - 27/05 


11H - UFS - Abertura Exposição Fotográfica - Terra Mãe de Sergipe - A exposição irá retratar o olhar dos moradores para a cidade a partir de técnicas de composição fotográfica. 


19H - ONLINE - Live Circo Social com Escola Pernambucana de Circo

A ação pretende desenvolver competências socioemocionais que proporcionam formação e para a vida. Proporcionando um link com sonhos possíveis, permitindo o público acreditar em outras realidades. 



TERÇA - 28/05 


19H - ONLINE - Lançamento de livro (Pássaro Nuvem) de Ionã Scarante.


O livro de poemas, conta com poemas publicados nas diversas coletâneas que ela participou e ou organizou, e por poemas inéditos escritos ao longo da vida . O livro convida o leitor a voar como um passarinho e a pensar a escrita poética também como lugar de cura. Os poemas estendem suas asas sobre nós, trazendo em seus versos memórias, saudades e todas as reinvenções que a vida nos convida a fazer.


Sobre a autora


Ionã Scarante é baiana da cidade de Nazaré, no Recôncavo, mãe de Maria Flor e Henrique. Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – campus Valença). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano). Membro dos coletivos Mulherio das Letras, Confraria Poética Feminina e Confraria de autoras Baianas de Literatura Infantojuvenil (Confralib). Foi organizadora e coautora de várias antologias poéticas. É autora do livro de poesias Pássaro-nuvem (2023) e do livro infantil Anjo de Barro (2022).




01 e 02 JUNHO - Realização do (I FESTIVAL CINEMA NA FAIXA)


SÁBADO - 01/06


09H - Oficina de Cinejornal - Oficina de produção de cinejornais com Dedinha Ramos


10H - Apresentação Musical (Banda Bahise) 


10H às 12H - (Toldo) Serviços comunitários (corte de cabelo, aferimento de pressão, plantão psicológico e educação em saúde bucal) - Serviços oferecidos em parceria com a rede de proteção social do município e Universidade Federal de Sergipe. Teste de acuidade visual e Daltonismo em parceria com o Lions Clube Universitário Aracaju.


14H - Oficina de Grafite - Oficina de arte visual com foco na confecção de painel artístico com Andreza Daniele Cintra (Deza).



15H - (Palhoça) - Lançamento do Livro - (Voe Mais Alto) de Osman Freitas


"Voe Mais Alto" é um guia inspirador de Osman Freitas, autor renomado. A obra desvenda os segredos do sucesso, convidando os leitores a uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. Por meio de textos cativantes, exemplos de sucesso e lições poderosas, FREITAS destaca a importância de metas claras, mentalidade positiva e habilidades essenciais. O livro encoraja a enfrentar medos, superar desafios e transformar fraquezas em pontos fortes. Com linguagem acessível, oferece insights sobre construir relacionamentos significativos, equilibrar vida pessoal e profissional, e encontrar propósito em cada empreendimento. "Voe Mais Alto" não é apenas uma leitura, mas um convite à autotransformação.


Osman Freitas é sociólogo, poeta, escritor baiano de origem, sergipano de coração há 25 anos. Obras publicadas pela Editora Clube de Autores: Linha Imaginária, O Peregrino, Compostela, sonho de quarentena, Olhar Rosa e Voe Mais Alto. Ex-presidente do Lions Clube Universitário de Aracaju e da Associação Sergipana de Peregrinos.



15H -  Lançamento do Livro de poesia (Apneia) de Vera Vilar


Vera Vilar é uma grande poeta sergipana, reconhecida dentro e fora do Brasil, prega a sua Palavra em tantos cantos dessa Terra Serigy, onde suas ideias se expressam. Nessa inevitável co-dependência do futuro, cada um contribui com o que sabe. A Eles lhes cabem a criação da arte, a nós, basta-nos apreciar.



17H - Mostra Infantil - Exibição de filmes para crianças - 1 h


  • CLANDESTINO, Dir. Baruch Blumberg Carvalho de Matos, Ficção, 24 min, 2017, Aracaju/SE
  • ASAS DE FOGO - Dir. Ricardo Silva de Araujo - Ficção, 4min, 2022, Bahia
  • TARDES NO ESCARAFUNCHA - Dir. Fernando Ferreira Garróz, Ficção, 12 min, 2022, Franca/SP
  • FLORES DA MACAMBIRA - Dir. Crianças e Adolescentes da Comunidade de Macambira, RN – Projeto Animação Ambiental, 9 min, 2023, Macambira/RN e Vitória/ES 
  • CONTOS MIRABOLANTES - Dir. Andrei Miralha e Petronio Medeiros, ficção, 09min, 2023, Ananindeua/PA.


18H - Mostra Tela Verde - Filmes sobre meio ambiente - 1 h 


  • PASSE NA FAIXA, Dir. Dedinha Ramos, Marilia Cristielle, Flaviane Vieira, 10 min, 2024, São Cristóvão/SE
  • FARINHADA, Dir. Manoela Veloso, 19 min, 2019, Ribeirópolis/SE
  • UMA AVENTURA NA CAATINGA, Dir. Laercio Filho, 12min, 2017, Aparecida/PB
  • UM SONHO DE LIBERDADE, Dir coletiva Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, 13 min, 2019, Guaçuí/ES


19H - Encontro de Realizadores - Momento de interação de realizadores com o público 


19h30 - Mostra São Cristóvão em Cena - Exibição de filmes produzidos na cidade ou por realizadores são-cristovenses. (45min)


  • ROMARIA DO SENHOR DOS PASSOS, Dir. Cleverton Macedo, 13 min, 2023


  • ABISTRATOS, Dir. Lucy Andrade e Ellen Karoline, 22min, 2023


  • SAPITO E A LAGOA, Dir. Henrique César, 3 min, 2014


  • TE VEJO DE NOVO, Dir. Letícia Silva, 6 min, 2024



DOMINGO - 02/06


10H - (Toldo) - Oficina de Criação de Cartazes - Oficina de Design para a produção de cartazes de cinema


14H - Oficina de Grafite - Oficina de arte visual com foco na confecção de painel artístico com Andreza Daniele Cintra (Deza)


15H - Reprodução dos podcasts produzidos na oficina de rádio


16H - Cozinha Show com Chef Mônica Valois (Palhoça) 


Cozinha regional com a Chef Mônica Valois, que irá apresentar o prato (Cuscuz recheado com carne de caju e queijo coalho). Serão apresentados os processos para fazer a carne de caju, o público acompanhará os modos de temperar a carne, além da montagem do prato.

A ação gastronômica e cultural terá foco em um dos pratos mais tradicionais da gastronomia nordestina: o cuscuz. Foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO em 2020. A origem do cuscuz é africana e chegou ao Brasil pelos portugueses no início da colonização. Fácil de encontrar no Nordeste, com preço acessível e muito prático de preparar. O cuscuz no Nordeste do Brasil está presente em várias refeições. Geralmente é feito no cuscuzeiro e pode ser servido com manteiga, leite, ovo, carne de sol, entre outras opções. Para inovar, vamos apresentar um acompanhamento que tem a cara do nosso estado: o caju. Em uma preparação suculenta e diferenciada, na versão salgada, apresentamos a carne de caju ao molho, perfeitamente combinada com uma farofa de cuscuz na manteiga.



17H - Mostra Direitos Humanos - 10 olhares sobre direitos humanos no mundo - 1h


  • O MURO É O MEIO, Dir. Eudaldo Monção Jr, Documentário, 15 min, 2014, São Cristóvão/SE
  • SINAL VERMELHO: A ARTE DE RUA PEDE PASSAGEM, Dir. Cariolando dos Santos, Documentário,  21 min, 2018, Aracaju/SE
  • NA DIREÇÃO DO SOM, Dir. Jonatan Gentil e Pedro Prado, Documentário, 15 min, 2013, Itajaí/SC 


18H - Mostra Acessível - Filmes com Janela de Libras e Audiodescrição - 1h 


  • CARRETÉIS - Dir. Eudaldo Monção Jr, Documentário, 17 min, 2018, Itabaianinha/SE  
  • CARNE - Dir. Camila Kater, Documentário, 12 min, 2020, Brasil/Espanha
  • PREFIRO QUE ME XINGUEM - Dir. Marcos Warschauer e Levi Guimarães Luiz, Documentário, 14 min, 2020, São Paulo/SP
  • OS ANJOS DO MEIO DA PRAÇA - Dir. Alê Camargo e Camila Carrossine, Animação, 11 min,  2010, São Paulo/SP


19H - Encontro de Realizadores - Momento de interação de realizadores com o público -  



19H30 - Mostra Sergipe em foco - A cinematografia sergipana contemporânea em cartaz nas margens da rodovia para quem quiser ver.  - (1h30min)


  • O MURO, Dir. Bruno Costa, 7 min, 2022.


  • ESPELHO, Dir. Luciana Oliveira, 18 min, 2022.


  • GERUZINHO, Dir. Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim, 14 min, 2022.


  • JAMAIS SEREI SEU PAI, Dir. Jhon Kennedy Mauricio e Manoel Calixto, 21 min, 2023.


  • A LIVE, Dir. Fellipe Paixão e  Ângelo Antônio, 15 min, 2023.


  • UM LONGA-METRAGEM SOBRE FERNANDO PESSOA, Dir. Brunno Branni, 8 min, 2023.


  • APPS DE RELACIONAMENTO: FEBRE OU FURADA?, Dir. Natally Janielle, 15 min, 2016.



21H - Cerimônia de premiação e entrega dos troféus e certificados


Acompanhe pelo instagram: https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/ & https://instagram.com/cinemanafaixa 


E pelo site do evento: 

https://memorabiliafilmes.wixsite.com/cinemanafaixa


memorabilia filmes cinema na faixa festival cinema na faixa
bookmark
myClappy
EUDALDO MONÇÃO JR.
56 visualizações
EUDALDO MONÇÃO JR.
112 visualizações

Atualizado em 07 de mai. de 24

Filmes selecionados para o I Festival Cinema na Faixa são divulgados

Parte da equipe do festival às margens da Rodovia João Bebe Água, esquina com a Av. Chesf (Faixa da Petrobrás), na divisa do bairro Rosa Elze, com o conjunto Rosa Maria em São Cristóvão, Terra Mãe de Sergipe. (Foto: Lucas Dorea)


A coordenação do I Festival Cinema na Faixa, divulga a lista de filmes selecionados para compor as mostras de filmes sergipanos e são-cristovenses. A lista de filmes está disponível no site do evento https://memorabiliafilmes.wixsite.com/cinemanafaixa. Serão premiados filmes de melhor ficção e documentário, conferido por um júri técnico, além de menções honrosas, prêmio do júri popular e prêmios técnicos. O festival é uma realização Memorabilia Filmes, coordenado e produzido por Thaís Mendes e Eudaldo Monção Jr. O projeto está sendo viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, contemplado através do Edital nº 003/2023 de Chamamento Público para a Seleção de Projetos Audiovisuais promovido pela Prefeitura Municipal De São Cristóvão, por intermédio da FUMCTUR - Fundação Municipal De Cultura E Turismo “João Bebe Água”.


A primeira edição do evento cinematográfico será realizado na AV. Chesf, ou como também é conhecida (Faixa da Petrobrás), no trecho que faz esquina com a Rodovia João Bebe Água nos dias 01 e 02 de junho de 2024. Localizada em zona de vulnerabilidade social, a faixa da Petrobras divide o Conjunto Rosa Maria do Bairro Rosa Elze, localidade que concentra também grande parcela de estudantes em sua população, devido à proximidade com o Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. 


A área da Faixa é um grande descampado, sem asfalto e que tem a peculiaridade de ter oleodutos e gasodutos subterrâneos que impedem o trabalho de construção no local, tornando uma localidade marginalizada e carente de ações culturais. O festival surge como um transformador desta localidade, ao proporcionar um festival de cinema ao ar livre e gratuito a toda comunidade, que em sua maioria, não dispõem de recursos financeiros para ir ao cinema. É chegada a hora do cinema ir até a comunidade, proporcionando momentos de lazer, cultura, formação audiovisual, debates e muita arte ao mesmo tempo que movimenta a Av. chesf (Faixa da Petrobrás), tão necessitada de ações desta natureza. 


O I Festival Cinema na Faixa, será também uma importante janela de difusão audiovisual para novos realizadores do município, que buscarão o evento como incentivador de suas carreiras ao exibir, difundir e distribuir suas obras. Além da ampla programação de filmes, o evento proporcionará também vivências em audiovisual, através de oficinas, debates e encontro com realizadores. A Rede de proteção social do município se fará presente em ações paralelas ao evento, proporcionando serviços gratuitos à comunidade como corte de cabelo, aferimento de pressão, plantão psicológico, educação em higiene bucal. E já que estamos sempre "às margens", faremos das margens da Rodovia João Bebe Água, palco de cultura para além do centro histórico de São Cristóvão. A curadoria dos filmes foi realizada por Thaís Mendes, Dedinha Ramos, Adrielly Ramely, Jovania Mercês e Mônica Valois, coordenada por Eudaldo Monção Jr. 



Filmes selecionados 



Mostra competitiva Sergipe 


O MURO, Dir. Bruno Costa, 7 min, 2022.


ESPELHO, Dir. Luciana Oliveira, 18 min, 2022.


GERUZINHO, Dir. Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim, 14 min, 2022.


JAMAIS SEREI SEU PAI, Dir. Jhon Kennedy Mauricio e Manoel Calixto, 21 min, 2023.


A LIVE, Dir. Fellipe Paixão e  Ângelo Antônio, 15 min, 2023.


UM LONGA-METRAGEM SOBRE FERNANDO PESSOA, Dir. Brunno Branni, 8 min, 2023.


APPS DE RELACIONAMENTO: FEBRE OU FURADA?, Dir. Natally Janielle, 15 min, 2016.



Mostra competitiva São Cristóvão 


ROMARIA DO SENHOR DOS PASSOS, Dir. Cleverton Macedo, 13 min, 2023


ABISTRATOS, Dir. Lucy Andrade e Ellen Karoline, 22min, 2023


SAPITO E A LAGOA, Dir. Henrique César, 3 min, 2014


TE VEJO DE NOVO, Dir. Letícia Silva, 6 min, 2024



Mostra Tela Verde 


PASSE NA FAIXA, Dir. Dedinha Ramos, Marilia Cristielle, Flaviane Vieira, 10 min, 2024, São Cristóvão/SE

FARINHADA, Dir. Manoela Veloso, 19 min, 2019, Ribeirópolis/SE

UMA AVENTURA NA CAATINGA, Dir. Laercio Filho, 12min, 2017, Aparecida/PB

UM SONHO DE LIBERDADE, Dir coletiva Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, 13 min, 2019, Guaçuí/ES


Mostra Infantil

CLANDESTINO, Dir. Baruch Blumberg Carvalho de Matos, Ficção, 24 min, 2017, Aracaju/SE

ASAS DE FOGO - Dir. Ricardo Silva de Araujo - Ficção, 4min, 2022, Bahia

TARDES NO ESCARAFUNCHA - Dir. Fernando Ferreira Garróz, Ficção, 12 min, 2022, Franca/SP

FLORES DA MACAMBIRA - Dir. Crianças e Adolescentes da Comunidade de Macambira, RN – Projeto Animação Ambiental, 9 min, 2023, Macambira/RN e Vitória/ES 

CONTOS MIRABOLANTES - Dir. Andrei Miralha e Petronio Medeiros, ficção, 09min, 2023, Ananindeua/PA. 


Mostra Acessibilidade em foco (Janela de Libras) 

CARRETÉIS - Dir. Eudaldo Monção Jr, Documentário, 17 min, 2018, Itabaianinha/SE  

CARNE - Dir. Camila Kater, Documentário, 12 min, 2020, Brasil/Espanha

PREFIRO QUE ME XINGUEM - Dir. Marcos Warschauer e Levi Guimarães Luiz, Documentário, 14 min, 2020, São Paulo/SP

OS ANJOS DO MEIO DA PRAÇA - Dir. Alê Camargo e Camila Carrossine, Animação, 11 min,  2010, São Paulo/SP


Mostra Olhares sobre direitos humanos 

O MURO É O MEIO, Dir. Eudaldo Monção Jr, Documentário, 15 min, 2014, São Cristóvão/SE

SINAL VERMELHO: A ARTE DE RUA PEDE PASSAGEM, Dir. Cariolando dos Santos, Documentário,  21 min, 2018, Aracaju/SE

NA DIREÇÃO DO SOM, Dir. Jonatan Gentil e Pedro Prado, Documentário, 15 min, 2013, Itajaí/SC 


Em breve será divulgada a programação completa do festival que contemplará, oficinas, apresentações artísticas, exposição fotográfica, oficinas e muito mais. Acompanhe pelo instagram: https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/ & https://instagram.com/cinemanafaixa 


E pelo site do evento: 

https://memorabiliafilmes.wixsite.com/cinemanafaixa



memorbilia filmes cinema na faixa festival cinema na faixa
bookmark
myClappy
bookmark
myClappy
Nazaré / BA
Em três edições, o projeto já exibiu mais de 70 filmes sobre cinemas de rua do Brasil em formato presencial, virtual e em televisões públicas. Estão abertas as inscrições de filmes para a “4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um Retrato dos Nossos Tempos”. As inscrições são gratuitas e deverão ser rea...
myClappy
A Mostra Cinemas do Brasil está na sua terceira edição e será realizada na Cinemateca de Curitiba a partir de quinta-feira, 10 de março, terminando no domingo, 13. A partir das 19h, cada dia de mostra terá duas sessões de curtas, cada uma com um tema, mas sempre relacionadas ao tema maior da edição, Memorabi...
myClappy
3ª Mostra Cinemas do Brasil realiza encontro com pesquisadores sobre a memória dos cinemas de rua do país. Encontro virtual com o tema ‘Cinema de Rua: memória e perspectivas da retomada dos espaços exibidores', será transmitido nesta sexta-feira (22) às 19h30 no site da mostra, que já abriga ma...
myClappy
Ver mais
Feed Perfil Tenha Conta Premium
Destaques Agenda
Castings artísticos Cursos de arte description Editais Culturais Eventos Peças de Teatro theater_comedy Teatros
Posts salvos