<Emanuelle Spack <Emanuelle Spack

Emanuelle Spack

Curitiba,
Idade: 45 anos
122
Seguir Ser fã
Emanuelle Spack
94 visualizações

Atualizado em 21 de fev. de 24

Frida Kahlo Desvendada: Uma Viagem Sensorial Pelas Cores da Persistência no Espaço de Arte Francis Bacon

20 artistas exploram a essência de Frida em uma odisseia cromática fascinante que apresenta criações artísticas diferentes


Por Emanuelle Spack

Em um mergulho vibrante no universo da arte, o Espaço de Arte Francis Bacon abre as exposições de 2024 transportando os visitantes para um encontro extraordinário na Exposição Itinerante Frida Kahlo - uma mulher à frente do seu tempo que está em Curitiba pela primeira vez. A mostra desvela a essência única da icônica pintora mexicana, proporcionando uma imersão profunda em suas cores vibrantes e uma narrativa de vida que desafia as convenções. Com entrada franca, esta jornada sensorial estará aberta ao público de 8 de fevereiro a 8 de março, oferecendo uma oportunidade incrível para contemplar obras que apresentam esta mexicana inesquecível.

A curadoria, liderada pela visionária Artista Plástica Maria Vieira de Souza, destaca a persistência e superação de Frida Kahlo como inspiração global em 22 obras de arte contemporânea incluindo pinturas, fotografias, arte digital, assemblage e arte têxtil, de 20 artistas que ressaltam em suas obras Frida Kahlo, uma referência mundial quando o assunto é persistência e superação. “Ela tinha consciência do seu papel como mulher na sociedade e foi desbravando caminhos para que as mulheres artistas pudessem se inspirar e seguir com seu sonho de pintar em um momento em que predominavam artistas homens no cenário das artes e as mulheres não alcançavam visibilidade”, destaca Maria explicando que cada criação artística relata uma faceta sobre a história e o legado deixado por Frida Kahlo.

A exposição apresenta os traços, as cores, as formas e a expressão poética que cada artista imprimiu em sua produção, caracterizada pelo olhar que teve em relação a artista mexicana. “A Exposição Itinerante Frida Kahlo - uma mulher à frente do seu tempo faz uma homenagem a todas as mulheres através de criações que narram partes da vida da artista. A resiliência diante dos desafios levou Frida a superar obstáculos e renascer como uma fênix, pronta para voar. O verso escrito por ela quando fazia uma reflexão antes de amputar um dos pés, ‘Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?’, é uma demonstração de força e superação. Existem muitas Fridas espalhadas pelo mundo”, finaliza a curadora.

Artistas da exposição:

Aparecida Felipe

Abdul Assaf

Beatriz Chaves Brandão

Cris Dias

Jaqueline Benevento

Jenifer Lima

Juarez Oliveira

Lee Freires

Luiz Paulo

Marli Nani

Marcius Melo

María Vieira

Mônica Mendes

Natália Santos Guimarães

Regina Sganzerla

Rosiani Soares

Sara Rezende

Selma Pszdzimirski

Taïs Del Cistia Cardoso

Vera Ritter


Serviço 

🌆Exposição Itinerante Frida Kahlo - uma mulher à frente do seu tempo

🏘️Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC) 

🧭Endereço: Rua Nicarágua, 2453 - Bacacheri - 82515-260 - Curitiba, Paraná. 

🎫Entrada: Franca 

📅Data: de 08 de fevereiro a 08 de março de 2024.

🕛Horário: de terça a sexta-feira das 13h30 às 17h.

⚠️*O Espaço não abre nos feriados. 


Redes Sociais

Facebook

Instagram

mostra exposição fridakahlo espacodeartefrancisbacon exposiçãodeartefridakahlo
bookmark
myClappy
Emanuelle Spack
99 visualizações

Atualizado em 10 de ago. de 23

Exposição Olhar Extinto entrelaça conexões entre passado, presente e futuro, por meio de três perspectivas deslumbrantes

Por Emanuelle Spack

O Espaço de Arte Francis Bacon abre nesta semana a Exposição Olhar Extinto, uma mostra artística única que promete deslumbrar e provocar a imaginação dos visitantes com obras de três talentosos artistas contemporâneos: Lucélia D`Roquet, Renato Araújo e Vera Lucia Werlang. Com entrada gratuita, de 07 de agosto a 28 de setembro, o público vai apreciar cerca de 30 obras que exibem expressão criativa e reflexão sobre o mundo através de perspectivas únicas e inovadoras.

Com curadoria de Maria Inês de Souza Araújo, as obras escolhidas para esta mostra retratam as temáticas da extinção e preservação, seja através das cores, figuras ou da conexão emocional com o espectador. “O intuito da mostra é levar o expectador a uma atmosfera instigante, transportando-o para um olhar extinto e a conscientização da preservação de cada momento ou espécie”, explica Maria Inês destacando que são três artistas de diferentes estilos e técnicas que se unem para compartilhar suas visões ímpares da realidade em meio a um cenário repleto de extinção das mais diversas formas.

Foto Wellington Barz


Olhar Extinto enfatiza a importância do respeito ao meio ambiente e a valorização da história e cultura para moldar um futuro mais sustentável e inclusivo. É uma experiência que promete ficar na memória de todos que a visitarem, instigando-os a repensarem o seu papel na preservação do planeta e das expressões artísticas que refletem nossa identidade como seres humanos.

Lucélia D`Roquet traz para a mostra obras de pintura em tela que refletem a natureza. “Minhas obras são produzidas inspiradas na própria natureza, com uma paixão especial nos minerais, pedras preciosas e toda a natureza.” Já Renato Araújo apresenta pinturas em acrílico, mistas sobre telas e MDF. “Minhas obras retratam através do figurativo contemporâneo a essência da existência e do ponto de vista do olhar extinto. Cenas e momentos já extintos, porém, preservados na memória e retratados na pintura”. E Vera Lucia Werlang exibe quadros inspirados nos animais, “sempre fui apaixonada pelos animais. Vi através da arte uma forma de expressar o meu amor por eles e uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância que cada espécie tem no planeta.”

A possibilidade de dialogar de forma subjetiva, através da arte, despertando emoções, sentimentos e reflexões, é a essência dessa exposição. A arte aqui inserida traz à tona a consciência emocional tanto do artista quanto do expectador. “Os artistas trazem obras contemporâneas que reúnem expressões e técnicas renovadoras. A relevância do Olhar Extinto vai ao encontro do estilo de vida do indivíduo, onde a velocidade da informação é muito rápida, se extinguindo a cada minuto. Tendo sempre a opção de preservar ou não”, conclui a curadora.

Foto Gerson Lima

Lucélia D`Roquet - nasceu na Paraíba, iniciou sua carreira no Rio de Janeiro e está em Curitiba há 20 anos. Formada em Artes Plásticas, domina diversas técnicas de pintura, graduou-se em Licenciatura em Desenho em 2009 e é bacharel em Pintura pela EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas e ministra aulas de arte. Sua fonte de inspiração para as externalizações artísticas é a grande pintora mexicana Frida Kahlo.

Renato Araújo - bacharel formado em Ciências Químicas com atribuição tecnológica, especialista em pesquisa e desenvolvimento de tintas. Estudou Artes Plásticas na Academia Brasileira de Artes - ABRA-SP e cursos de modelo vivo, história da arte e grupos de arte contemporânea. Renato tem participação em exposições e salões de arte em várias cidades do Brasil, com prêmios e obras em acervo, além de exposições internacionais em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha.

Vera Lucia Werlang - artista autodidata com pinturas em tela há 5 anos, é inspirada pela natureza e preocupada com a preservação da vida selvagem. Retrata animais em risco de extinção como uma forma de conscientizar o público sobre a importância da conservação ambiental. Através de suas pinturas, captura a beleza e a fragilidade dessas espécies ameaçadas, transmitindo uma mensagem de respeito e responsabilidade em relação à biodiversidade do nosso planeta.


Serviço

🖼Exposição Olhar Extinto

🏰Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC) 

Endereço: Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - 82515-260 - Curitiba, Paraná. 

🎫Entrada: Franca 

🗓Data: de 07 de agosto a 28 de setembro de 2023

🕜Horário: de terça a sexta das 13h30 às 17h.

* O Espaço não abre nas segundas-feiras e nos feriados. 


Redes Sociais

Facebook

Instagram

Foto Gerson Lima

bookmark
myClappy
Emanuelle Spack
102 visualizações

Atualizado em 22 de dez. de 22

Exposição O Egito dos Imperadores no Espaço de Arte Francis Bacon, em Curitiba.

Neste ano de 2022 a decifração dos hieróglifos completa 200 anos. Coube ao francês Jean-François Champollion a etapa final deste processo, uma vez que muitos outros estudiosos já tinham dado passos importantes no entendimento da língua. Assim, com a publicação da “Carta ao Sr. Dacier relativa aos hieróglifos fonéticos” por Champollion, em 1822, temos o início da Egiptologia, que está sendo comemorada em muitos lugares do mundo.

Aqui no Brasil pensamos que esta data não poderia passar em branco. Desta forma, para celebrar os 200 anos da Egiptologia realizamos uma exposição que marca o início das relações entre o Brasil e o Egito. Em novembro foi inaugurada, no Espaço de Arte Francis Bacon, junto ao Museu Egípcio e Rosacruz, a mostra temporária “O Egito dos Imperadores” promovida pelo Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta Grossa, e pelo Museu Egípcio e Rosacruz, de Curitiba.

Cerca de 30 peças entre esculturas e telas estão em exibição e a mostra é constituída por duas partes: na primeira tratamos do acervo de antiguidades adquirido pelo Imperador D. Pedro I e, na segunda, das viagens e do interesse do Imperador D. Pedro II pelo Egito. Foi no reinado de D. Pedro I, em 1826, que peças arqueológicas egípcias foram trazidas da França para o Rio de Janeiro e constituíram o núcleo de uma coleção que foi uma das primeiras das Américas.

Para apresentar esta parte da exposição, além de contarmos a história sobre a proveniência e a aquisição destas antiguidades, produzimos uma série de réplicas (80 no total), das peças que integravam a coleção do Museu Nacional. Assim, o público poderá conhecer estes objetos, sendo que um deles nunca tinha sido exposto no museu. O destaque desta primeira parte é a múmia de Hor-sa-Aset exposta de forma a lembrar a chegada das peças no porto do Rio de Janeiro.

A segunda parte da exposição trata do interesse do Imperador D. Pedro II pelo Egito e apresenta parte do roteiro das suas viagens, em 1871 e 1875/76, por meio de um mapa e 28 fotos da época que pertencem à coleção D. Thereza Christina da Biblioteca Nacional, acompanhadas pelas descrições do imperador que foram registradas em seus diários. O monarca realizou estudos, proferiu conferências e manteve correspondências com egiptólogos da época, como Auguste Marriete e Henrich Brugsh, e a sua segunda viagem, longe de ser uma simples visita, dado o seu registro escrito e fotográfico, pode ser considerada a primeira exploração nacional na terra dos faraós. Nesta parte da exposição está exposta uma réplica da estatueta da dama “Takushit”, que foi dada ao imperador como presente pelo Khediva Ismail e, na parte final, 97 fotos de diversos itens da coleção egípcia dos imperadores que foram feitas entre 1998 e 2001, por Martha Locks e por Moacir Elias Santos, das mais de 700 que hoje mantém o acervo do Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso como um registro precioso desta coleção.

As fotos expostas são mostradas de forma indireta, através de uma cortina, cuja a diafanidade representa a perda de parte desta coleção. Volte no tempo conosco e conheça esta história por meio da mostra temporária “O Egito dos Imperadores”!

Agradecimentos a todos(as) que colaboraram com a exposição:

Cicero Moraes

Eduardo D’Avila Vilela

Elia Auer Santos

Ewerson Dubiela

Jeferson Fernando Nabosni

Liane Maria dos Santos Coelho (in memorian)

Liliane Cristina Coelho

Luana Dantas Nabosni

Martha Locks

Raul Viezzer

Vivian Noitel Valim Tedardi

Viviane Lima


* Texto escrito pelo Arqueólogo e Professor Moacir Elias Santos.


Serviço

Exposição O Egito dos Imperadores

Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)

Endereço: Rua Nicarágua, 2620 - Bacacheri - 82515-260 - Curitiba, Paraná.

Entrada: Franca

Data: de 02 de novembro a 30 de dezembro de 2022.

Horário: de terça a sexta-feira das 13h30 às 17h. O Espaço não abre nos feriados.


Hashtags 

#exposicao #arte #artes #artistas #mostra #Egito #Imperadores #EgitoAntigo #mumia #mumias #farao #decifração #hieroglifos #Jean-FrançoisChampollion


Facebook: @espacodeartefrancisbacon

Instagram: @espacodeartefrancisbacon


#exposicao #arte #mostra #egito #imperadores
bookmark
myClappy
Exposição Quebrar e Realizar apresenta a autêntica produção do trabalho artístico com o mosaico. Ao exibir sua primorosa prática diária, a mosaicista Denise Raasch Marcelino, que trabalha com a técnica artística do mosaico desde 2004, reproduz nos detalhes o belo e o charmoso em cada peça que este c...
myClappy
Ver mais
Feed Perfil Tenha Conta Premium
Destaques Agenda
Castings artísticos Cursos de arte description Editais Culturais Eventos Peças de Teatro theater_comedy Teatros
Posts salvos