<Gabriel Fontoura Motta <Gabriel Fontoura Motta

Gabriel Fontoura Motta

Ator / AtrizApresentador(a)EducadorEntrevistador
Agenciado por Beduschi Produções
Rio de Janeiro,
Idade: 32 anos
34
Seguir Ser fã
Gabriel Fontoura Motta
129 visualizações

Teatro e Espanhol como ferramentas de expressão: Combate ao Etarismo e produção de subjetividade na Educação Online

Este estudo investiga o processo criativo do audiodrama Los Ciegos, desenvolvido no curso de teatro online voltado ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), com alunos acima de 60 anos do programa de Maturidade Ativa “universIDADE” da Unicamp. O objetivo foi analisar como o teatro pode restaurar a criatividade e a crítica em sujeitos educados sob modelos positivistas, afetados pelo Capitalismo Cognitivo e pela perda da “sensibilidade vibrátil”. A metodologia adotou uma abordagem de “Metodologia Ativa”, integrando teatro e ensino de espanhol, com o uso de gamificação e etnografia cartográfica inspirada nos Hypomnemata de Foucault. O Teatro do Oprimido (Boal) e os Jogos Teatrais (Spolin) foram utilizados para estimular a alteridade e a criatividade em um ambiente online. A obra simbolista de Maurice Maeterlinck, “Os Cegos” (1890), foi transformada em audiodrama, com participantes que nunca haviam atuado antes, utilizando técnicas de improvisação e storytelling para processar suas próprias vivências. Os resultados indicaram transformações significativas nos participantes, incluindo maior consciência crítica em relação às fake news, desenvolvimento da criatividade, combate ao isolamento social e ao etarismo. Também foi observada a conquista da fluência em espanhol, com o teatro funcionando como uma ferramenta poderosa para a expressão de histórias pessoais e coletivas. Conclui-se que o teatro online, aliado ao ensino de línguas, promove a restauração da sensibilidade e da criatividade em sujeitos 60+, combatendo o etarismo e fomentando a criação ativa de narrativas críticas em um contexto digital. O projeto se alinha ao 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, “Educação de Qualidade”, e propõe novas formas de Educomunicação, onde o aluno é um criador ativo de conhecimento e narrativas em um mundo interconectado.

teatro online sensibilidade pedagógica etarismo educomunicação espanhol
bookmark
myClappy
Gabriel Fontoura Motta
85 visualizações

Atualizado em 09 de jan. de 25

O Teatro e o Ensino de Espanhol como ferramentas de inclusão e expressão: Combate ao etarismo e promoção de Direitos Humanos na Educação

Este estudo explora o audiodrama Los Ciegos, inspirado na peça simbolista “Os Cegos” (1890) de Maurice Maeterlinck. O projeto foi desenvolvido no curso online ¿Hablas Español?, voltado ao ensino de teatro e da língua espanhola para pessoas com mais de 60 anos, como parte do programa de extensão “universIDADE” da Unicamp. Utilizando o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e os Jogos Teatrais de Viola Spolin, o projeto combate o etarismo e promove a expressão crítica e a inclusão social. A pesquisa explora como a interação e a criatividade no teatro ajudam os alunos a experienciar a interpretação ativa de narrativas sociais e digitais, fortalecendo o exercício da cidadania e combatendo fake news. Os resultados iniciais indicam melhorias na expressão e na superação do isolamento social, evidenciando o impacto positivo da educação artística. Alinhada aos Direitos Humanos, a pesquisa contribui para o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, promovendo educação de qualidade e inclusão social.


Citação: Fontoura Motta, G., & Frankl Sperber, S. (2024). O Teatro e o Ensino de Espanhol como ferramentas de inclusão e expressão: Combate ao etarismo e promoção de Direitos Humanos na Educação. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 276–294. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9130

teatro dramaturgia audiodrama etarismo edadismo
bookmark
myClappy
Gabriel Fontoura Motta
70 visualizações

Noite de Arepas: Uma análise metodológica do processo criativo autoral, um audiodrama, realizado com Jennifer Espitia, imigrante venezuelana, refugiada no Sul do Brasil durante um lockdown

Este trabalho pretende analisar a metodologia de criação artístico pedagógica de uma dramaturgia autoral, um audiodrama realizado com imigrantes refugiados venezuelanos no Sul do Brasil durante a chegada da pandemia de covid-19. Utiliza-se, para avaliação, as perspectivas de criação do “Teatro da Crueldade” (Antonin Artaud - 1886 - 1948), pois, acreditamos que a expressão do “Teatro e seu Duplo” (1938) busca liberar as energias reprimidas e abrir caminho para uma nova consciência coletiva. Assim, indo ao encontro do que é perdido do ritual, pelo avanço do neoliberalismo. Em nosso processo criativo, a mediação do teatro online é chamada de sensibilidade pedagógica. Neste trabalho, será abordado como tema artístico o conteúdo da narrativa de Jennifer Espitia (36), protagonista do terceiro episódio da série Voz para Cumana, chamado de “Noite de Arepas”.

dramaturgia teatro online audiodrama migrações venezuelanas sensibilidade pedagógica
bookmark
myClappy

Teatro: Descubra o poder da expressão e desinibição para o seu desenvolvimento pessoal!

Curso intensivo / Workshop / Palestra / Curso extensivo / Treinamento / Aula Particular / Bate-papo
Teatro para a nossa vida. Online ou presencial. O trabalho pode acontecer via conexão por video chamada, ou em parques e espaços públicos. Pensando a criação como exercício de nossas soft e hard skills em contato com o mundo externo. Apresenta-se o teatro para o conhecimento e domínio de ferramentas que au...
myClappy
Ver mais
Feed Perfil Tenha Conta Premium
Destaques Agenda
Castings artísticos Cursos de arte description Editais Culturais Eventos Peças de Teatro theater_comedy Teatros
Posts salvos